Palavra da Semana

Tema:  TENDE BOM ÂNIMO; EU VENCI O MUNDO


Texto Bíblico: João 16:33
33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
INTRODUÇÃO:
A palavra chave aqui é bom ânimo. É isso que o Senhor quer para nós. Motivos para desistir? Existem muitos, e dos bons. É por isso que vemos tantas pessoas com muito potencial ficando para trás pelo caminho. Quais são os motivos para seguir em frente? Pode ser que existam muitos, mas o principal é o de alcançar o alvo, e, posso garantir, não são muitos os que permanecem nesse caminho. Porque a derrota é o atalho mais fácil de se pegar e cortar o caminho. A princípio parece que estamos ganhando tempo, mas no fim veremos que desfocamos a caminhada e perdemos o ´´time de Deus´´. Ao invés de confiar em nossas próprias forças, porque não confiar em Deus? Ouça o que o Senhor diz em
Isaias 40:28  Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos
fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu
entendimento.
29  Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
1-DERROTA OU DESISTÊNCIA?
2 Coríntios 4: 7. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte. 8. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9. perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10. trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos;
Para quem desistiu a batalha já terminou e foi perdida, não importa quanto tempo ainda possa viver. Mas para quem decidiu perseverar, pode até estar caído no chão, mas se não desistiu, ainda há muitas chances de dar a volta por cima e vencer. Quando satanás levou Jesus para a cruz ele pensou que tinha vencido, porém, a cruz foi um instrumento de glória em Sua vida. Do mesmo modo, as dificuldades que você está enfrentando são apenas trampolim para a sua vitória, creia...
2-EGOISMO, O PILAR DA DERROTA
Provérbios 18:12  Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade.
O maior motivo para as pessoas desistirem não são as dificuldades externas que cercam uma pessoa; mas sim o egoísmo.  Elas são o centro de tudo, e quando acham que já sofreram demais, que já pagaram um preço alto demais, que estão cansadas demais, e que para elas já não vale mais a pena, ou que não querem mais, então, pensando em seu próprio conforto e bem estar, então elas desistem. Desistem deixando de usar a força que ainda têm e que poderia ser usada para continuar na luta. Mas ao contrário, usa essa força para reclamar, murmurar, lamentar, colocar a culpa nos outros e tantas outras coisas; Não aceite isso em sua vida. Use esse potencial que o Senhor colou dentro de você para a edificação de sua vida e o avanço do reino de Deus. Quando você parar de olhar para si mesmo, vai descobrir bons motivos para continuar lutando e vencendo as batalhas. O Senhor é contigo!
3-PERSEVERÂNÇA, O ELEMENTO BÁSICO PARA A VITÓRIA
Lucas 21:19  É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.
Os que perseveram, sempre encontrarão um motivo que faça valer a pena lutar pelo menos mais um dia, e assim a cada dia, fracos ou fortes, conquistam mais uma vitória sobre o desanimo e sobre o fracasso. Lembre-se do que o apóstolo Paulo disse em 2 Coríntios 12: 10. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.
Deus não nos criou, nem nos chamou para desistir diante de luta nenhuma. Diante de uma situação de derrota, precisamos entender uma coisa; ninguém começa algo pensando em desistir. Todos começam as coisas pensando em ter êxito e concluí-las. Porém, no percurso elas enfrentam obstáculos que parecem impossíveis ser vencidos, então elas se desanimam e por fim desistem. Na vida não existem fracassados, existem desistentes.
4-JESUS É O CENTRO DE NOSSO EQULÍBRIO
Mateus 15:22 
E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.
28  Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã.

Marcos 5:22 
Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés
23  e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá.
41  Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te!
42  Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.
Todas as vezes em que pessoas em aparente derrota e pensando em desistir encontravam a Jesus, elas clamavam por Ele, então acontecia algo que parece que Jesus recolocavam aquelas pessoas de novo no centro de gravidade exata, e elas se estabilizavam, física, emocional e espiritualmente. Então, só podemos concluir que se deixarmos que Jesus ocupe o centro de nossas vidas e de lá assuma o controle de tudo, qualquer coisa que estivermos passando será resolvido. Veremos que não importa o tamanho das ondas, nem o poder das tempestades, nem o rugido dos leões, nem o uivo dos lobos, nem o bramido dos ursos, nem o sibilar das serpentes, ou até mesmo as ameaças dos gigantes; com Jesus no comando, quem poderá afundar o nosso barco? Diante de todas essas ameaças somos mais que vencedores, por meio daquele que já venceu e nos deu a verdadeira vitória.
Por mais difícil que estejam sendo os dias que estamos vivendo, só Deus é a garantia de podermos chegar a salvo no porto seguro. Lembre-se, em Cristo somos mais que vencedores.
5-CLAME A JESUS E ELE TE OUVIRÁ
Mateus 8: 24 
E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.
25  Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!
26  Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.
Sei que existem lutas que enfrentamos que ninguém imagina, mas, ainda no meio dessas lutas, se clamarmos a Deus, Ele ouvirá, e virá em nosso socorro. Pode ser que essa palavra já seja uma prova de que Ele está ouvindo seu clamor nesses dias. Não ignore os pequenos sinais. Ouça a voz do Senhor no silêncio das coisas. Tem horas que parece que o Senhor está dormindo e não está nos ouvindo. Não se engane, Ele está vendo suas lutas, Ele é o Deus que acalma a tempestade. Não sejamos tímidos diante das circunstâncias, mas comandamos todas elas em o nome de Jesus e elas se desfarão diante de nossos olhos, pois a vitória já é nossa.
CONCLUSÃO:
Não se desanime nem desista dos desafios postos a sua frente. O fracasso não faz parte de você. Se suas forças se esgotaram por completo, as chances de vitória agora são todas possíveis, pois esse é o ponto que o Senhor vai agir em as vida. Saia do centro, saia do ringue, deixe Deus assumir o controle de sua vida. Espere com confiança e veja que logo você estará comemorando os resultados de vitoriosos. Todos os planos de Deus a seu respeito são bons, todos.... Deixe os planos de Deus se cumprir em sua vida.
Pr. Jeová Belchior



A TEMPESTADE E O TESTE DA FÉ
(Mc 4:35-41)


Depois de um cansado dia de trabalho o que qualquer pessoa mais deseja é ter um tempo para um bom descanso.  Jesus e seus discípulos haviam passado todo o dia juntos com uma multidão, ensinando, abençoando e aconselhando. Depois de um dia agitado como aquele é possível que alguns discípulos já estivessem cansados e inquietos, com muita vontade de esticar as pernas, refrescar a cabeça e ficar um pouco longe daquela multidão e de seus problemas, mas, o Mestre ainda estava lá, ouvindo, aconselhando, atendendo, ajudando as pessoas. O nosso coração pode se cansar das pessoas, mas, o coração de Deus não.

Já era tarde, quando Jesus concluiu os ensinamentos para que as pessoas pudessem ir para suas casas descansar. Jesus chama os discípulos e dá a ordem: “Tudo bem, vamos parar por aqui, vejam se tudo está bem com a multidão, e vamos passar para o outro lado”. Ufa! (Poderiam dizer alguns discípulos), pensei que a reunião de hoje fosse se transformar em uma vigília. Até que enfim vamos descansar. Entram no barco, alguns conversando com Jesus, fazendo algum comentário sobre o que fora ensinado, outros contando sobre o que alguém havia dito, outros guardando as coisas no barco, outros soltando as cordas enquanto outros repartiam os remos ou içavam as velas (naqueles tempos não existiam os barcos à motor). E outros barcos também o seguiam.

Os discípulos não haviam ouvido na rádio, visto na televisão e nem lido nos jornais a previsão do tempo, não sabiam que uma tempestade estava se armando e que os alcançaria no meio do mar. Mas, será que Jesus sabia que essa tempestade viria? Se Jesus sabia disso, porque os levou para o meio da tormenta depois de um longo dia de trabalho? Puxa vida! Será que depois de um dia tão puxado não mereciam um pouco de descanso?

Às vezes, depois de fazer tudo tão certinho, nós achamos que o que merecemos é uma baita recompensa. Achamos que merecemos pelo menos uma medalha de reconhecimento pela nossa perseverança, nosso bom desempenho e pela nossa resposta tão adequada. Sim, depois de passar por um tempo de tantas lutas, tantas provas, tudo o que precisamos ou queremos é um tempo para descansar e desfrutar de mais uma etapa vencida em nossas vidas. Mas, depois de tudo, o convite de Jesus é para que enfrentemos uma tempestade no meio do mar, e, pra completar, Jesus nos leva para o meio da tempestade e vai dormir. Dá pra entender a cabeça de Jesus?

Atrevo-me a afirmar com toda certeza que ao serem chamados por Jesus no começo de seu ministério os discípulos não faziam a menor idéia do que Deus tinha planejado para eles. E o tempo que Jesus tinha para prepará-los era muito curto, só três anos e meio. Ao aceitarem o chamado de Jesus, os discípulos se inscreveram em um rigoroso treinamento intensivo que os prepararia para transformar (e transtornar) o mundo conhecido daquela época. Pode ser que para algumas pessoas o trabalho realizado pelos apóstolos não signifique tanto, mas, o que seria do mundo se o Evangelho não tivesse sido pregado com tanto poder depois da morte de Jesus?
Os discípulos foram treinados para continuar o que Jesus havia começado. Que tremenda responsabilidade, e como o tempo para capacitá-los era curto, Jesus não poderia perder nenhuma oportunidade, tinha que aproveitar cada chance para gerar um coração forte e cheio de fé dentro do peito de cada um de seus discípulos. Eles poderiam até vacilar em algum momento, mas, no final das contas não poderiam ser reprovados. Uma coisa é fazer parte da multidão, ser salvo, ser ensinado, ser abençoado, pegar carona em alguns milagres e às vezes até ser “servido” por Deus, e outra coisa é ser discípulo, ser ensinado, treinado, preparado para servir, para abençoar, ser treinado para dar continuidade ao que Jesus começou, ser treinado para responsabilidades maiores aqui neste mundo e também quando o Reino de Deus for estabelecido aqui neste mundo, durante o milênio.  

Nossa vida é muito curta, e damos muitas respostas erradas em diversas circunstancias. Deus quer que você e eu façamos parte dos discípulos e não da multidão. Deus precisa nos preparar antes de sermos usados por Ele. Não que a multidão não seja amada por Deus, mas, os discípulos são úteis nas mãos de Deus para abençoar as multidões.

No versículo 38 vemos uma atitude um tanto constrangedora por parte dos discípulos. A maneira como se dirigem a Jesus é como se estivessem enfadados com alguma coisa, ou será que estariam descontentes com o próprio Jesus? Será que estariam pensando que Jesus estava sendo desatento ou irresponsável diante de uma situação tão crítica? Como poderia dormir num momento como esse?

Algo que me chama a atenção é que em nenhum outro lugar na Bíblia se faz menção de que Jesus dormisse. E justo no meio de uma tormenta o vemos em um sono tão profundo que houve a necessidade de ser despertado pelos discípulos. Jesus não estava fingindo dormir só pra ver a reação dos discípulos, e nem dormia o sono da negligencia como Jonas no navio para Társis, Jesus desfrutava do sono da consciência limpa e da dependência do Pai. Quando temos a convicção de que nossas vidas estão nas mãos de Deus, conseguimos descansar em paz, ainda no meio da pior das tempestades.

Ao ser despertado, Jesus não repreende aos discípulos pela falta de respeito com que o trataram. Ele não podia se desviar do foco, naquele momento a lição mais importante deveria ser ensinada. Todos aqueles que queiram ser verdadeiros discípulos precisam aprender a usar a fé e viver dela. Os discípulos esqueceram ou não sabiam que quem dormia no barco era quem havia criado todas as coisas, inclusive o mar (Jo 1:3). O mar por mais furioso que estivesse não poderia engolir o barco que levava o seu criador. Se estivermos com Jesus, então, podemos ter a certeza de que não importa a altura das ondas, não importa a força dos ventos, e nem a escuridão do céu, o nosso barco não vai afundar. Ele pode ser sacudido de um lado para o outro, pode até ser invadido por um pouco de água (para testar nossa fé), mas, não vai afundar. É só perseverar na fé, sem desistir da oração, e vamos ver o SENHOR se levantar e o mar se acalmar.

Jesus não estava dormindo desatento às necessidades urgentes de seus discípulos, não, Ele dormia para dar aos discípulos a oportunidade de lutarem e se esforçarem na oração.
Lembre-se, depois de um longo dia de trabalho Jesus convidou os seus discípulos não para um longo descanso, mas para aprenderem o segredo de como viver uma vida descansada, ainda no meio de uma tempestade. Fé é tudo o que precisamos ter para descansar e ter paz no meio da pior das tempestades. Glória a Deus por isso!


O PIOR CEGO...
(Ap 3:14-20)

A consciência de nossa condição com certeza sempre nos será de grande valia! A maneira que vemos as coisas define nossa vida. O meu ponto de vista sobre qualquer assunto determina minha ação ou reação diante daquele assunto. Os crentes de Laodicéia viam-se como ricos e abastados e que não precisavam de coisa alguma (v.17a). O estilo de vida, a justiça e espiritualidade daqueles crentes provocavam vômito no próprio Deus (v.16). Aos olhos de Deus eram infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus. Altivez e soberba eram as principais características dos membros dessa igreja de cegos.

Gostaria de lembrar algumas situações, na Bíblia, onde observamos cegueira. Mc 10:46,51,52 -  Bartimeu estava cego e conhecia sua condição. Quando alguém tem entendimento de sua situação é mais fácil para Deus operar. “O pior cego é aquele que não quer ver”. Bartimeu sabia que Jesus era o único que poderia curá-lo. Ainda que os discípulos conseguissem calar a boca dele, Jesus ouviria os gritos de seu humilde coração. No v.51 o cego responde a Jesus: “que eu torne a ver”, mas o que levou esse homem a cegueira? Sansão foi um homem separado por Deus ainda antes de seu nascimento. Sua rebeldia lhe custou caro, sua força, sua posição, seu ministério e seus olhos. Sansão morreu como escravo sem nunca voltar a ver.

Como seriam os cultos na igreja de Laodiéia? O próprio Jesus Cristo ficara do lado de fora (v.20).

Existem muitos sinais que podem nos mostrar que estamos no mesmo caminho dos crentes de Laodicéia, vejamos alguns:

·        Quando começarmos a achar que não precisamos de conselho de ninguém;
·        Quando começarmos a nos sentir melhores e mais importantes que os demais;
·        Quando decidimos que não precisarmos compartilhar nossa vida com nossa liderança porque o seu ponto de vista já não nos interessa;
·        Quando o conselho de outros líderes que nem nos conhecem começarem a se tornar mais importantes que os conselhos dos nossos líderes que nos conhecem e oram por nós;
·        Quando preferimos nos abrir com pessoas que nem conhecem a Deus;
·        Quando nossa presença no meio dos irmãos torna-se um fardo pesado;
·        Quando começar a se tornar difícil conviver com quem convivemos há tanto tempo.

Nosso relacionamento com os irmãos é um dos melhores termômetros para medir nosso relacionamento com Deus. Muitos hoje preferem está no meio de ímpios do que no meio dos irmãos!

O que poderia levar crentes avivados à mornidão? Em Mt 7:13-23 vemos Jesus falando sobre os dois caminhos. O caminho estreito é um caminho de renúncia, de treinamento, de capacitação, é o caminho do crescimento espiritual.
No caminho estreito não há como levar muita bagagem, meus irmãos. A bagagem permitida é somente a que é adquirida no caminho. Para trilhar esse caminho teremos que abrir mão de nossa bagagem de autoconfiança, de nosso raciocínio lógico e humano, de nossas boas obras e justiça própria para caminhar na total dependência de Deus.

Quando estamos andando pelo caminho estreito na dependência de Deus, os nossos frutos também levarão a Sua natureza, essa dependência nos conecta a Ele (v.15-19). Andar pelo nosso entendimento humano pode nos levar a qualquer caminho, menos ao caminho estreito que conduz à vida.

Entrar e, permanecer, no caminho estreito é para quem está vivendo na dependência de Deus. Jesus deixou claro que tudo o que ele fazia o fazia em pleno acordo com o Pai, não fazia nada por si mesmo (V.21-23). Se quisermos a aprovação e o reconhecimento de Deus em tudo o que fizermos, devemos andar pelo caminho estreito com o mesmo coração de Jesus. Ele não usou o argumento de ser Deus para não depender de Deus. Que argumento nós usamos para fazer o que queremos do jeito que queremos? Somos melhores que Jesus?

Três conselhos de Jesus para os crentes pobres, cegos e nus

      1º - v 18 – Dependa de mim, o seu ouro, as suas obras e o seu ponto de vista são insuficientes.
      2º - v 19 – Arrependa-se, mude de atitude, e
      3º - v 20 – Estou lhe dando mais uma oportunidade, quero fazer parte de sua vida, e quero que você faça parte da minha vida.


Que tipo de cego você tem sido?
Você tem consciência de sua condição diante de Deus?
Aquele que não quer ver? Aquele que pensa que vê? Ou aquele que quer voltar a ver?



Tudo posso naquele que me fortalece?
(Filipenses 4:13)


Quatro pontos importantes que precisamos aprender desta passagem:
1. Nem tudo que eu quero, eu posso.
2. Nem tudo que eu posso, eu devo.
3. Nem tudo que eu posso, eu faço.
4. Mas, tudo que eu preciso, eu posso.

1. Nem tudo que eu quero, eu posso.

Gostara de começar com alguns exemplos: Um Cristão quer abrir uma pequena livraria para vender Bíblias e livros de estudo bíblico em seu bairro; Um irmão quer abrir uma célula 
Outra irmã quer casar e ser missionária em Rondônia. Ela tem certeza que é a vontade de Deus e ora com plena convicção de que Deus vai conceder este pedido.

Todos estes discípulos são encorajados pelos irmãos próximos a eles. Em orações e bilhetes, em palavras e abraços, todos recebem o apoio de seus irmãos. E todos são fortalecidos com as palavras de Paulo – “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). E não é isso mesmo que Paulo quis dizer? Ele não estava dizendo que, em tudo de bom que queremos fazer, Deus vai nos dar a força, a sabedoria, ou até os recursos financeiros necessários? É claro que deve ser algo segundo a vontade de Deus. Certamente não deve ser por motivos egoístas. Mas, se for algo de bom, para evangelizar, para edificar a igreja, para servir os outros, Deus promete nos dar tudo que precisamos. Não é isso que Paulo quis dizer?

Não. Não foi bem isso. Sabemos que não foi bem isso que Paulo quis dizer porque nos versículos antes e depois deste, o assunto que Paulo trata não tem nada a ver com obras ou realizações – o que está mais em pauta é a sobrevivência. Antes e depois Paulo fala de como aprendeu a ficar contente em situações diversas e adversas. Paulo fala de como aprendeu a viver em “pobreza” (v. 11), “fartura e fome” e “abundância e escassez” (v. 12). Depois ele expressa a gratidão dele pela igreja de Filipos que o ajudara com suas “necessidades” (v. 16). Paulo não está relatando grandes conquistas e realizações. Ele está falando de como Deus lhe deu força para enfrentar algumas das situações mais difíceis da sua vida. Não devemos esquecer que quando Paulo escreveu estas palavras ele estava em cadeias (1:13,17), prisioneiro de um império brutal e autoritário.

A maior conquista que Deus deu a Paulo não foi algo que Deus fez por meio dele. Foi algo que Deus fez por dentro dele. O que chamou a atenção de Paulo não foi como Deus moveu montanhas por meio de suas orações, mas como Deus mudou seu coração por meio de Cristo habitando dentro dele.

Quanto a grandes conquistas ou respostas a oração, Paulo de fato havia visto como nem sempre Deus faz o que pedimos, mesmo quando é algo bom e para os outros. A Paulo, um homem de fé sincera e poderosa, foi negado algo. Em 2 Coríntios 12:8-9 vimos que, apesar de toda sua fé e amor ao Senhor, Paulo não recebeu o que queria. Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, se realmente for da vontade de Deus.

“Muitos de nós hoje só ouvimos a parte da frase que diz ‘tudo posso’. Em nosso meio vende-se toneladas de livros, vemos muitas ministrações falando ‘como’ tudo podemos. Mas, o foco de Paulo não é tanto nas realizações e habilidades, como se ele fosse de alguma forma superior ao homem comum; é mais sobre Cristo que lhe dá a força para ser fiel à vontade dEle. É aquele que me fortalece que merece o crédito e a glória. (1 Cor 15:10).

Paulo tinha o dom de curar e curou muitas pessoas, chegando a curar todos os enfermos de uma ilha (Atos 28:7-9). Mas, houve ocasião em que Paulo não pôde curar um discípulo próximo a ele, Trófimo (2 Tim 4:20). Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, dentro dos limites que Deus estabelece e permite. Paulo queria pregar o Evangelho na Ásia (Atos 16:6-7). Mas ele foi impedido de pregar lá e teve que viajar até a Macedônia para poder pregar onde Deus queria. Pregar era bom e necessário. Certamente Deus queria que o Evangelho fosse pregado na Ásia. Qual o problema em Paulo pregar na Ásia? Deus tem os Seus caminhos.

Haverá ocasiões em que vamos querer fazer coisas boas, até coisas para Deus, mas não conseguiremos, porque não será a vontade de Deus naquele momento, ou naquela situação, naquele lugar, ou com aquela pessoa. Tudo posso naquele que me fortalece? Sim, quando, como, aonde e com quem Deus quer.

Podemos, então, dizer que o ponto de Filipenses 4:13 não é sobre as minhas realizações, e sim condições para o que Deus quer realizar através de mim ou dentro de mim. “Tudo posso naquele que me fortalece.” A grande questão não é se realmente posso TUDO. Talvez a pergunta mais importante é “para que” ele está me fortalecendo? Deus está preparando cada um de nós para podermos realizar tudo aquilo que Ele já preparou para nós!
  
“Já que com sua força humana caída ele foi um obstáculo para Cristo, Paulo aprendeu a regozijar na sua fraqueza para que a força de Cristo, e não a sua, fosse evidente (2 Cor 12:9-10). Deve ser notado também que este versículo não é a carta branca para obter ‘poder’ de Deus para realizar qualquer coisa que nós queiramos. Paulo recebeu de Cristo força interna impressionante para realizar a vontade de Cristo, não a sua (Ef 2:10; 3:16; Tito 2:11-12).”

2. Nem tudo que eu posso, eu devo.

Como Cristãos, nós nos preocupamos em fazer sempre a vontade de Deus. Às vezes uma idéia chama a nossa atenção. Vemos uma necessidade ou oportunidade e logo pensamos numa solução. Oramos um pouco e depois de algum tempo começamos a criar convicção que Deus quer realizar tal obra. Algumas pessoas, vendo que o nosso projeto é bom, começam a nos encorajar. Todos afirmam que deve ser da vontade de Deus. Mas, será que é?

Nem sempre tudo que eu posso, eu devo. Às vezes eu terei condições de fazer algo, para o qual talvez tenha orado por muito tempo e desejado profundamente. Quando vejo as condições, logo penso que é isso mesmo que Deus quer. Mas, pode não ser. Devemos andar em total sintonia com Deus para poder discernir Suas direções.

Vemos três exemplos da vida de Davi, um homem que vivia segundo o coração de Deus. Em cada exemplo Davi descobriu que o que parecia uma resposta de Deus, não era. Davi, o ungido de Deus, estava sendo injustamente perseguido por Saul, um rei que foi desobediente e rejeitado pelo Senhor. Certamente Davi queria se livrar dessa perseguição. No episódio relatado em 1 Sam 24:1-7, Saul caiu nas mãos de Davi e Davi podia ter acabado com Saul e toda sua perseguição injusta. Os homens de Davi disseram que aquilo era o cumprimento de uma profecia. Por um momento Davi até acreditou e agiu conforme o parecer dos seus homens. Parecia uma bênção de Deus. Só Deus podia ter colocado Saul em suas mãos assim. E os homens de Davi afirmaram que era o cumprimento da palavra de Deus. Davi, por um instante, podia fazer o que parecia ser certo. Mas ele escolheu não fazer. Será que ele desperdiçou uma grande bênção que Deus lhe deu?

1 Sam 26:8-9, em outra ocasião, parecia que Deus havia entregue Saul novamente nas mãos de Davi. Abisai, o irmão de Joabe, disse: “Deus te entregou...” Certamente Davi havia orado por livramento. Apareceu o que parecia um milagre – uma oportunidade de acabar com seu pior inimigo, uma oportunidade de por fim à injustiça e perseguição. Davi, por um instante, podia fazer o que parecia certo. Mas ele escolheu não fazer. Será que ele desperdiçou uma grande bênção que Deus lhe deu?

2 Sam 7:1-3 Davi queria fazer algo para Deus – edificar um templo para Ele. Nada indica que os motivos de Davi eram impuros ou que àquela altura da sua vida ele não seria digno de fazer tal empreendimento. O profeta Natã até afirma que Davi deve ir em frente com seu plano. Efetivamente, o porta-voz de Deus afirma que o desejo dele é certo. Mas, logo em seguida (vv. 4-5, 12-13) descobrimos que aquilo de fato não seria a vontade de Deus e que Davi não devia construir aquele templo.

Davi havia começado como um simples pastor de ovelhas. Ele sobreviveu vários anos de perseguição por um rei cismado em matá-lo. Ele lutou depois contra vários inimigos e venceu todos. Finalmente Deus lhe havia dado descanso e prosperidade. Davi queria fazer algo bom para Deus para demonstrar sua gratidão. Davi finalmente podia fazer o que, por anos, parecia ser impossível. No entanto, não era a vontade de Deus.

Nem tudo que parece ser da vontade de Deus é. Nem tudo que é bom é necessário - nem tudo que eu posso, eu devo.

3. Nem tudo que eu posso, eu faço.

Vimos que nem tudo que eu quero, eu posso. Descobrimos que nem tudo que podemos, devemos. Mas, ainda precisamos admitir que nem tudo que podemos e devemos, de fato fazemos. Os cristãos às vezes pensam que precisam fazer algo. Eles concluem que é algo bom e necessário. É para ajudar os outros? Então é espiritual. Eles tentam fazer e se frustram quando não conseguem. Eles reclamam que Deus não ouviu suas orações ou não foi fiel às suas promessas.

Mas Deus muitas vezes deve olhar ao nosso redor para tudo que ele preparou para nós, todas as obras que ele destinou para nós e, que nós ignoramos porque estamos sonhando com o “impossível”. Deus preparou as obras que devemos fazer. Se faltam condições ou recursos, não devemos nos preocupar, pois é Ele quem proverá. O mesmo Paulo que afirmou “tudo posso naquele que me fortalece” também declarou “...somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10) Se as obras e realizações foram preparadas “de antemão” por Deus, certamente não faltarão condições para que sejam realizadas. Talvez o que falta é nós reconhecermos as obras que Ele preparou.

Dentro da vontade soberana de Deus, podemos afirmar que o homem pode fazer o que precisa. Mas esse fazer nem sempre significa fazer o que ele quer ou fazer o que ele acha necessário. Prova disso é que há muita coisa que, além de podermos fazer, devíamos fazer, mas nem sempre fazemos. Como o Pr. Jeovah fala o irmão quer evagelizar a Bolívia, mas nem mesmo falou com da D. Olivia sua vizinha! Existem irmãos que sonham em pregar para uma multidão, mas não abrem a boca para falar de Deus para os colegas de trabalho. Existem irmãos que querem ser discipuladores, as nem mesmo cuidam da sua célula como deveria! Existem irmão que dizem querer servir a Deus, mas nem mesmo perguntam o que devem ou não fazer.

Jesus estabeleceu um princípio - Fiel no pouco, sobre o muito será colocado (Mat 25:21,23). Será que Deus só coloca diante de mim coisas impossíveis? Ou será que eu não estou nem sendo fiel nas coisas bem possíveis que ele colocou diante de mim?

Deus tem colocado em meu coração coisas remendas que acontecerão ainda neste ano, portas serão abertas que nem imaginamos. Talvez, impossíveis aos olhos humanos, porém que estão dentro de Sua vontade para essa igreja tornando assim TUDO possível, basta encontrarmos homens e mulheres dispostos a seguir as direções! Servos decididos a fazer a vontade do Pai e não a sua própria! Servos que não olham somente para seus umbigos!

Vamos começar a ser fiel no pouco, a andar nas obras que Deus já colocou diante de nós e para as quais ele já nos preparou e já nos equipou (multiplicar sua célula ajuda no crescimento da igreja). Sendo fiéis nestas coisas, certamente ele confiará coisas maiores, coisas até então aparentemente impossíveis.

4. Mas, tudo que eu preciso, eu posso.

Se o Cristão deixar Cristo viver por meio dele: ELE pode fazer por meio de nós o que nós não podemos sozinhos. Paulo aprendeu e quis compartilhar com os Cristãos de Filipos que, nas dificuldades, no sofrimento, na perda e na escassez, Deus nos dará força para tudo.

Charles Bugg percebeu o ponto de Paulo em Filipenses 4:13 quando observou o seguinte: A fé de Paulo, ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, diz mais sobre a mudança dentro dele do que nas suas circunstâncias. O segredo que o Apóstolo havia apreendido era de que algumas coisas têm que ser aceitas e que Deus pode nos dar forças para suportar as circunstancias mais difíceis.

Paulo descobriu com esta presença imutável, ou seja, Cristo podia enfrentar com segurança todos os desafios da vida. Paulo estava na prisão, mas estava em Cristo. Paulo estava em perigo, mas estava em Cristo. Em Cristo – este era o segredo – seja qual fosse a sua situação, Paulo estava em Cristo. E você como tem vivido? Como tem enfrentado as circunstâncias?
                                                                                                      
A maioria de nós, que decidiu seguir a Cristo, já aprendeu que as circunstâncias nem sempre acabam como queremos, pois quem sabe o que é melhor para nós é Deus. Como então devemos viver? Se você perguntasse isso para Paulo, ele diria: EM CRISTO.

A vida pode trazer situações diversas e adversas. Mas, para aqueles que estão em Cristo, tudo podem, sem dúvida, no sentido de permanecer fiéis a Jesus – em Cristo. Não há lugar ou situação melhor. Não há obra ou realização mais importante do que ESTAR EM CRISTO.

Que Deus nos dê o contentamento para realizar tudo que ele preparou para nós, e não nos preocupar com nada que não seja da vontade dEle para nós. E que possamos, até o fim dos nosso dias, fazer aquilo que é mais importante como discípulo – PERMANECER EM CRISTO.

PORQUE UNS FRUTIFICAM E OUTROS NÃO?
(Mc 4:10:20)
Adaptação Obr. Marcelo Passos

Quando nos expomos à palavra de Deus, que é a sua semente, podemos ter vários modelos de coração. É justamente aí que está a diferença dos que frutificam e crescem em Deus e os que não avançam. Muitos perguntam por que estou a tanto tempo na igreja ouvindo as mesmas palavras que outros irmãos e não frutifico? O coração na hora de ouvir a palavra é o segredo.

Entenda, nessa noite, algo que vai te ajudar muito durante a sua caminhada, principalmente nos momentos de crise. Meus irmãos, “ajuntamento de pessoas não são sinais de frutos” pois quando se precisa deles não estão dispostos, não se pode contar com eles. A palavra nos diz que temos que dar frutos e frutos que permaneçam. Os verdadeiros frutos virão através de uma boa consolidação pela palavra, pois assim a fonte que é o coração será transformada.

A bíblia diz que o coração é a fonte do homem, assim como a terra é a fonte da semente – “ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23 RA)

É da terra que a semente vai receber tudo que precisa para viver, crescer e se tornar uma grande árvore sadia e frutífera. Assim é com uma criança e sua mãe, com um aluno e sua escola, tudo tem a sua fonte. Toda semente genuína é boa e perfeita (Palavra de Deus), a questão está na terra que vai recebê-la (coração).

Temos que aprender a ser terra boa para nos expor-mos a palavra de Deus nas reuniões da igreja, no cursão, nos devocionais, na célula etc. Isso é atitude!

OS MODELOS DE CORAÇÃO E COMO AUTERÁ-LOS – Mc4:10-20.

V14 – O Semeador – Deus
             A Semente – A Palavra.

Todas as vezes que a palavra é liberada, Deus está semeando em nós com um propósito. Para um fruto, e nós somos os responsáveis em fazer com que seja gerado um fruto. É a palavra que pode nos transformar em árvores e árvores frutíferas e não a oração- “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2 RA)

A oração é o diálogo diário com o Senhor, mas a mudança de mentalidade e de conduta está intimamente ligada à palavra.

1º MODELO – CORAÇÃO A BEIRA DO CAMINHO – Vs15., Ef 4:14-16
“para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:14-16 RA)

A beira do caminho nos fala de pelo menos duas coisas.

1-    De uma terra batida por todos terem acesso a ela.
2-    De uma terra exposta, vulnerável para roubo (ninguém guarda tesouro a beira do caminho).

1-Esse modelo de coração são pessoas que não aprenderam a guardar o coração dos que não conhecem a Deus ou dos crentes “incrédulos”. Sempre ensinamos aos irmãos a não ficarem ouvindo coisas que não são conformes a palavra de Deus. As pessoas não se guardam,  ouvem lixos e começam a deixar que isso comece a dominar seu coração, são contaminados facilmente. Todas as vezes que você lança “pérolas aos porcos”, eles irão roubá-las. Você não pode deixar que muitos tenham acesso ao seu coração, pois ele pertence a Deus.

2-São pessoas superficiais, os do fundão, os mornos da beirada do mingau, os doentes da manada, mente fraca. São irmãos que facilmente são convencidos por argumentos do diabo a duvidarem da palavra que receberam – possuem uma mente passiva. Irmãos, existe uma grande diferença entre os fatos e a verdade. O que você tem escolhido? Adão e Eva duvidaram de Deus, foram roubados por satanás e colheram sérias consequências.

Crentes naturais, amigos do mundo são facilmente roubados e nunca frutificarão e o pior dificilmente verão as promessas de Deus se cumprindo em suas vidas. O que você tem sido, um crente Natural (Carnal) ou Espiritual?

O QUE FAZER?

Ande e abra seu coração somente com pessoas espirituais e confiáveis. Não fale com quem não pode resolver os seus problemas. Saia da superficialidade tomando uma decisão de ser um verdadeiro crente espiritual lendo a bíblia, confessando a palavra, buscando a Deus diariamente e sendo intenso nas reuniões.

2º MODELO: CORAÇÃO SOLO ROCHOSO – Vs16,17., Ez. 36:26-28.
“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.” (Ezequiel 36:26-28 RA)

Quando olhamos para um solo rochoso nem sempre vemos as rochas expostas, só depois que o escavamos é que descobrimos. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9 RA)

Muitas vezes somos assim, por fora parecemos terra roxa, mas por dentro somos duros de coração, muitas pedras que impendem as sementes de frutificarem. Deus resiste os de coração duro – “ Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6 RA)

Quando as pessoas que têm esse modelo de coração ouvem a palavra até aceitam com alegria, mas por terem um coração duro são rasos, não criam raiz. São como edifício sem fundação, bonitos por fora, mas cairão na primeira tempestade. Toda semente precisa de tempestades, fermentação e pressão da terra para romper a casca, luz do sol, etc... Precisa de tudo isso para crescer

Não há cristianismo sem angústias e perseguições, e somente os que tem coração profundo em Deus podem suportar. O que você tem vivido é para produzir peso de glória. Deus está lhe preparando para algo maior!

Não existe evangelho sem cruz, não existe evangelho sem as marcas de Cristo - “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.” (Gálatas 6:17 RA).
As angustias e perseguições são para quebrar as pedras e nos fazerem crescer.

O QUE FAZER?

Aprenda a se humilhar na presença de Deus, confessando pecados, reconhecendo que precisa Dele. Tome a decisão de não chutar o balde na tribulação, mas com paciência responder positivamente e ser aprovado. Lembrando sempre que isso é somente um período e que depois da tempestade vem a bonança! Isso fará de você alguém profundo em Deus, capaz de suportar o dia mal, podendo ser frutífero. 

3 MODELO: CORAÇÃO ESPINHOSO V:18

Aqui percebemos que muitos até ouvem para caminhar, mas em certo ponto começam a calcular o que estão ganhando financeiramente com isso, o que lhes tem agregado de valor, estão procurando um evangelho de facilidade e de lucros. Estão indo contra a verdadeira essência de Cristo que é uma vida de renuncias e perda em amor a Ele - “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Marcos 8:34 RA)

Não podemos ficar pensando que estamos servindo a Jesus para podermos ficar ricos, ou termos uma vida que não tínhamos antes de conhecer a Cristo. É claro que vamos desfrutar do cuidado da provisão, mas igreja não é um lugar para se adquirir riquezas, não é um lugar para se negociar ou barganhar com Deus, é um lugar de você receber a palavra e andar segundo a vontade de Deus.

O coração espinhoso se entrega a fascinação deste mundo, as ambições da carne e logo sufocam a palavra de Deus. Esse tipo de coração sempre negocia com o mundo!
O QUE FAZER?

Deixar Cristo ser a verdadeira essência de sua vida - “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gálatas 2:20 RA)

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.” (Colossenses 3:1 RA)

Tudo aqui será passageiro, e um dia ficará, não pense que temos somente esta vida, aqui é apenas o campo de treinamento, para que ao finalizar venhamos começar uma vida que não terá mais fim.

4 MODELO: CORAÇÂO QUE É TERRA BOA. V:20

São aqueles que quando ouviram a palavra deram atenção, creram no que ouviram, se dispuseram a caminhar por um caminho de Cruz, da forma que o Senhor ensinou, viram a recompensa no fim de sua caminhada, por isso frutificaram mais que os demais.

Se você ainda não tem esse coração, tome uma posição a partir de hoje, esteja disposto a dizer sim ao Senhor e não as paixões de mundo e você verá que sua recompensa começará ainda nesta vida. Você pode provar aqui nessa terra daquilo que Deus tem pra você na eternidade! Aleluia!

JEJUM E ORAÇÃO – UMA COMBINAÇÃO PODEROSA
(Mc 2:18-20)

Aqui vemos que Jesus sabia que chegaria um momento que Ele não estaria fisicamente presente com Seus discípulos e com a igreja. Ele sabia que sobreviriam tem difíceis quando um poder sobrenatural seria necessário.

Como igreja, estamos vivendo em dias assim. O Noivo está ausente e a nossa necessidade de poder espiritual é maior do que nunca! A vontade de Jesus é que busquemos a Deus com muita oração e jejum. Há um grande poder envolvido quando oramos e jejuamos.

 Mt 17:1-21 – Aqui vemos Jesus na transfiguração diante de Pedro, Tiago e João. Após o retorno do monte encontraram-se com os outros discípulos e com uma multidão de pessoas que estava seguindo a Jesus para ver os milagres que Ele realizava. Nesse contexto podemos observar alguns pontos importantes para nossa edificação:

1- Uma necessidade não atendida (Mt 17:16)

Havia uma necessidade que os discípulos não puderam atender, estava além dos seus recursos humanos e espirituais. Antes disso, o Senhor Jesus tinha dado aos discípulos autoridade para curar os enfermos e expulsar demônios em Seu nome (Lc 10:19) e, então, eles saíram pregando a mensagem do Reino de Deus, curando enfermos e expulsando demônios da forma como Jesus disse que eles deveriam fazer.

Porém, vemos que nesse texto eles se depararam com uma necessidade que, obviamente, era demasiadamente grande para eles. Creio que os discípulos tentaram de tudo, mas não conseguiram expulsar o demônio daquele jovem. Todos nós já estivemos em uma posição que já tentamos tudo o que conhecíamos, mas falhamos em encontrar a solução!

Jesus desceu da montanha, onde Ele e seus discípulos mais próximos tinham estado na presença de Deus, para ser confrontado por essa necessidade não atendida. Eles desceram da presença de Deus, diante da qual tudo é perfeito e as possibilidades são ilimitadas, para voltar à dura realidade da vida.

2- Jesus desce da montanha para suprir uma necessidade não atendida

Se você tiver alguma situação em sua vida hoje para qual você não tem resposta, sua esperança é Jesus! Ele é o Senhor da necessidade não atendida! Ele sempre está pronto para descer e suprir sua necessidade. Nada é difícil demais para Ele. Hoje mesmo você pode ver suas necessidades supridas se você realmente quiser!

3- Uma pergunta sem resposta (Mt 17:19)

Antes eles tinham obtido respostas para suas orações. Então, o que havia acontecido de diferente? Mas para pergunta deles Jesus dá uma resposta inesperada.
4- Uma resposta inesperada (Mt 17:20-21)

Meus irmãos existem necessidades que são especialmente grandes. Há obstáculos que têm uma dimensão totalmente diferente das que já conhecemos! Há algumas coisas que só podemos discernir espiritualmente!

Para que alguns milagres aconteçam, é necessário haver um romper nas regiões celestiais. São problemas espirituais severos, são cadeias malignas que exigem um grande poder para que sejam quebradas. Quando Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado pelo diabo, Ele entrou em um tempo prolongado de oração e jejum, foram 40 dias! Para que Daniel recebesse a resposta de suas orações ele passou pro 21 dias de oração e jejum!

Sabemos que o Senhor não faz nada por acaso. Em Lc 4:14, lemos que depois daquele tempo de jejum e luta espiritual, Ele retornou no poder do Espírito. Sabemos que Jesus foi ungido por Deus a partir do momento do Seu batismo por João Batista, mas Ele foi claramente lançado em um novo nível depois de período de oração e jejum. Jesus estava ponto para todas as ocasiões de Sua vida e ministério porque Ele desenvolveu um estilo de vida de oração e jejum.

Há um grande poder liberado através da combinação desses dois elementos. A causa de Deus está comprometida com os homens, porém somente os homens de oração são usados por Ele! São esses homens que fazem o trabalho de Deus e realizam Seus planos divinos nessa terra.

Existem algumas coisas que o jejum faz para o crente e que são vitais na oração:

1- O jejum libera fé

Quando o Senhor respondeu a pergunta dos discípulos do motivo pelo qual não puderam expulsar aquele demônio, primeiro Ele disse que era por causa da incredulidade. Tudo o que precisamos para fazer a obra de Deus é fé; mas, logo em seguida, Ele diz que sem jejum certas castas não saem. Isso significa que há uma relação íntima entre jejum e fé! Quando jejuamos, nossa fé é liberada em uma medida maior.

2- O jejum nos lembra de nossa humanidade

O jejum nos lembra que somos humanos, somos limitados em nossas habilidades. O jejum nos mostra que somos impotentes sem Deus! Ele nos faz dependentes de Deus e, a maioria de nós não suporta a idéia de ser dependente!

3- O jejum nos humilha

Há uma autonegação envolvida no jejum. Quando deixamos de comer, estamos negando a nós mesmo o direito básico de ter o alimento. No jejum, negamos os apetites físicos do nosso corpo por um tempo para nos humilharmos diante de Deus, o qual tem todas as respostas para nossa vida!

4- O jejum é um sinal do nosso desejo mais profundo

Quando jejuamos, estamos dizendo a Deus que Ele é mais importante para nós do que a rotina diária de procurarmos comida para nossa satisfação. O jejum declara que nós temos uma paixão por Deus que supera todo o resto.

Gostaria de lembrar que o jejum não é uma tentativa de torcer o braço de Deus, mas é uma exibição genuína da seriedade do nosso desejo. Oração e jejum liberam poder para romper as cadeias no mundo espiritual.

ORIENTAÇÕES:

·        Não devemos jejuar “como os hipócritas” (Mt 6:16)
·        O jejum deve ser em segredo (Mt 6:17,18). Quando fazemos jejum corporativo, porém, não há como fazê-lo em segredo. Na Bíblia existem muitos exemplos de jejuns corporativos quando Deus chamou Seu povo à oração
·        O jejum bíblico está sempre relacionado à oração fervorosa. Não há nenhum valor espiritual na fome sozinha. Nosso jejum precisa sempre ser acompanhado de oração. Abster-se ou privar-se de alimentos sem acrescentar adoração e oração é fazer dieta. Privar-se de alimento e água por um longo período de tempo sem adição de adoração e oração é passar fome!

TIPOS DE JEJUM:

·        Normal: Este era o jejum do Dia da Expiação, começava a partir do por do sol de um dia e ia até o pôr do sol do próximo dia. Portanto, nesse jejum a pessoa se abstém de alimentos e líquidos por um período de um dia.
·        Parcial: A ênfase é colocada na restrição da dieta ao invés de se abster totalmente de comer. Temos o exemplo de Daniel e seus amigos que só comiam vegetais e bebiam somente água.
·        Radical: Esse tipo de jejum a pessoa se abstém de comida e água ou somente d comida por um período prolongado de tempo.

“Todos os tipos de jejum que vemos na Bíblia têm haver com abstenção de alguns tipos ou todos os alimentos por um determinado período de tempo.” (Pr. Aluizio A. Silva)


VOLTE AO PRIMEIRO AMOR
(Ap 2:2-5)
Obr. Marcelo Passos

O que é o primeiro amor? Muitas pessoas no meio cristão dizem que o “primeiro amor” é coisa de novo convertido, porém muitas dessas pessoas nem sabem o que significa “primeiro amor”! Quando você entende o que é isso você passa a ter a certeza de que nunca deve perdê-lo.
O primeiro amor traz entusiasmos, força, alegria em trabalhar para o Senhor. Nada é fardo pesado, nenhuma situação é difícil. Tudo é feito a partir dEle, por Ele e para Ele. O Senhor é nosso motivo, principal de vida! O primeiro amor faz com que você viva Jesus, coma Jesus, respire Jesus (é diferente de empolgação - viver na igreja) – quando eu me converti eu passava a semana indo para igreja. Faz com que seja radical contra o pecado e faz ter, acima de tudo, certeza de que é livre de todas as amarras que diabo pode ter colocado em sua vida!
Quando se fala de primeiro amor significa o “1° lugar no pódio de amores”! Significa que o amor que você sente por Deus vem na frente do amor que você sente por sua mãe, por sua esposa, por seus irmãos e etc. Quando você coloca o amor a Deus em primeiro lugar tudo é prazer!

O que tem acontecido no meio dos cristãos é preocupante muitos estão deixando o “primeiro amor”, muitos estão deixando seu coração ser tomado por outras coisas e acaba-se vendo o primeiro transformado-se no “último amor”. Vivemos em um mundo hoje de correria, de “fast food”, onde as coisas acontecem rapidamente e mudam rapidamente! Informações novas surgindo a cada segundo... Estresse total! Vivemos em um mundo que oferece muitas coisas boas aos olhos do homem... As ofertas são cada vez mais chamativas e, principalmente, A CURTISSIMO PRAZO! Com isso o coração acaba esfriando para as coisas de Deus e o primeiro amor, vai se tornando o 2°, depois o 3° e assim vai até não ter mais lugar na vida do cristão!

Nós lemos: “...Conheço tuas obras...” diz que a igreja fazia tudo certinho... mas acima de tudo tinha perdido o 1º amor! O irmão até vai ao culto, faz tudo certinho, entrega o seu dízimo, oferta, vai na célula, de vez enquanto aparece no culto de jovem, lê a bíblia (pode não ter revelação nenhuma, mas lê para cumprir seu papel), tenta até não mentir e não chamar palavrão! Mas sabe, a verdade é que tudo isso passou a ser um fardo pesado, muito difícil de fazer, complicadíssimo! Servir a Deus se tornou um peso imenso! O que você tem feito nos últimos tempos tem sido por amor a Deus? Será que o que você tem feito tem sido fardo? São poucos que falam sobre esse assunto de vigiar para não perder o primeiro amor! Muitos têm entregue suas vidas a Cristo mas não vivem por amor a Ele. Cantam, oram tudo mecanicamente!

Quero abrir um parêntese para falar dos jovens. Hoje são muito bombardeados com que o mundo está oferecendo, nossos jovens tem sofrido uma pressão enorme com todas as coisas “boas dessa vida”, festas, haves, boates, drogas, liberdade sexual! São muitos jovens que se convertem e tem uma experiência verdadeira com Deus, porém, muitos também, estão deixando o primeiro amor e passando a viver uma vida morna, em cima do muro (crente Raimundo).

A tática do diabo está diferente: antes ele levava a pessoa a pecar e arrancava ela da igreja, hoje leva a pessoa a pecar, mas “sussurra” em seu ouvido “não sai da igreja não se não sua vida vai piorar” e ai se vê hoje uma igreja, mas a maioria doente espiritualmente! Culto lotados de pessoas mecanicamente treinadas para proferir “rezas”! Ou ainda muitos vêm forçados por alguém, ou porque vão ficar com as “cabeças pesadas” de ficarem em casa e passam o culto todo indiferentes, às vezes fazendo “caras e bocas”! Ficam entediados, querendo que o culto termine logo e sempre saem do mesmo jeito que entraram! Algumas vezes até vem aqui na frente, choram, babam... Por fim, não mudou nada!

O amor a Deus trás fome e sede, trás necessidade da presença do Senhor. Quando o amor de Deus toma conta de nosso coração, não conseguimos ficar nenhum minuto sem lembra dEle. Quando você está em um meio que só conversa “besteira” você fica incomodado porque o Espírito que está dentro de você lhe incomoda!

O diabo treme diante daquele que é cheio de Deus, porque são uma arma poderosa de destruição nas mãos do Senhor! Por isso o diabo tem trabalhado para esfriar o coração dos filhos de Deus. Quem cheio de amor por Deus tem o poder de influenciar que passe pelo seu caminho! NÃO PERCA O SEU PRIMEIRO AMOR! SE PERDEU HOJE É O DIA DE RECUPERAR! O SENHOR ESTÁ LHE CHAMANDO A UMA ENTREGA TOTAL! A força do filho que cheio de amor por Deus é sobrenatural, não perca seu tempo tentando mostrar alguma coisa para quem quer que seja! Entrega os teus caminhos nas mãos do Senhor! Não fique mais em cima do muro, deixe de ser morno!

Você ama a Deus? Em que lugar do pódio do seu coração você tem colocado a Deus? Jo 14:21, aqui vemos o que é amar a Deus verdadeiramente a Deus! Não adianta falar somente, como você tem expressado esse amor! Você tem feito diferença no meio em que você vive?

Precisamos rever os nossos “conceitos”, precisamos voltar e ver onde estamos errando! Temos que olhar a trás e saber onde caímos e nos arrepender = mudar de direção, tristeza (Ap 2:5). Precisamos voltar às primeiras obras. Está na hora de colocar realmente o amor a Deus como primeiro lugar no “pódio” do nosso coração. Deixe o prazer de servir a Deus entrar no seu coração e tomar conta do seu ser! Só um homem SUBMISSO a Deus, morto para o mundo e para si mesmo, entregue totalmente a Deus e que vive o primeiro amor vai conseguir fazer diferença nesse mundo! DEUS NÃO QUER PARTE DA SUA VIDA, ELE QUER TUDO... 100%, quando Ele te salvou não foi pela metade. Pare de se enganar achando que servindo a Deus pela metade está fazendo o certo! Pare se enganar achando que vindo aos cultos, freqüentando a células você está fazendo um favor a Deus ou a igreja! Servir a Deus não é uma brincadeira!

Não tem mais barreira, meu irmão. Você é livre, Deus te libertou quando mandou quando mando Jesus morrer no seu lugar! Não tem mais “véu”... Você tem livre acesso a presença de Deus... Deus está esperando... Quem quiser, Ele irá levantar para que você deixe a sua marca (como uma impressão digital) nessa cidade e na vida de quem passar pelo seu caminho. SÓ PRECISA DIZER SIM!

Esqueça tudo o que se passou, entregue sua vida nas mãos dEle! CLAME AO SENHOR PRA QUE AGORA MESMO VOLTE A ARDER O AMOR VERDADEIRO POR ELE!

7 NÍVEIS DE INTIMIDADE COM DEUS
Intimidade fala de proximidade, fala de fruto, resultado, liberdade e etc. Esse nível de intimidade que você tem com Deus é que vai ser expresso para com as outras pessoas; esse nível de intimidade que você vai expressar para seus filhos, esposa, mãe, na igreja, na célula. E existem pessoas que são distantes, superficiais em tudo o que fazem, em tudo que são, em tudo que falam, em tudo que ele constroem! Gente superficial que só tem papo de “futebol” na cabeça, do que comprou, do que veste, do que ganha... Perdoem-me meus irmãos, mas a vida não é feita somente disso!

Nós somos classificados em níveis de intimidade com Deus e, isso, se expressa em todos os níveis de nossas vidas! No livro “Chamados à Intimidade” do Pr. Marcelo Almeida ele diz que nós somos “talhados” com um arquitetura interior para intimidade e quando você não responde à intimidade com Deus, com as pessoas a sua tendência é se tornar uma pessoa muito infeliz, pois quando o seu interior preparado para intimidade não é satisfeito (preenchido) você tende a buscar coisas vazias (esporte radical, política, até religião). Se Deus fosse avaliar você, qual nível de intimidade você estaria?

Hoje as pessoas vivem um cristianismo na busca da satisfação do “eu” e isso determina o nível de intimidade que as pessoas têm com Deus. Mas Deus está chamando um povo que não vive pra si!

1.     A questão de intimidade tem haver com preço! A intimidade na sua vida hoje é determinada pelo preço que você já está pagando. Existem pessoas que só querem coisas baratas, por isso sua vida é barata, seus relacionamentos são superficiais e baratos! Porque os seus relacionamentos não suportam o teste da intimidade; do nível do “papo furado”, das conversinhas e festinhas não vai para o nível das idéias e emoções, não vai para o nível do confronto e da aliança. Nunca vai chegar ao nível de aliança porque não está disposto a pagar um preço de construir nada com ninguém, é superficial por natureza. A vida inteira, em todas as áreas, sempre expressa isso! Até mesmo na família, não tem relacionamento profundo com esposa, filhos, pai, mãe; são simplesmente companheiros de “teto” se vêem diariamente ma não há intimidade, porque não há interesse de pagar preço algum!

2.     Intimidade tem há ver com a recompensa que você receberá de Deus. O preço que você paga produzirá uma recompensa que você receberá de Deus. Existem pessoas que não receberão, pois não pagaram nenhum preço! Já sabemos que para termos salvação não precisamos pagar preço nenhum, é pela graça, mas para receber o galardão precisamos pagar um preço. Então intimidade; a vida que você constrói; o que você faz; o que você conquista tem galardão!

Em que nível você se encontra? Em que nível você quer chegar? Que tipo de vida você quer ter? Vamos falar de sete níveis de intimidade e Jesus mostra isso com os grupos que Ele se relacionou, esses grupos também falam de:
Sete níveis de respostas

Sete níveis de revelação Quanto menos intimidade, menos revelação!

Sete níveis de transformação – O grande mal da religião é que colocar a pessoa só na expectativa de receber e, então, a vida não muda – continua ruim como “jiló”, desbocada, amargurado, péssimo homem, filho, marido, péssimo testemunho.

Sete níveis de experiência – aquilo que chama atenção, satisfaz, quando recebe algo novo de Deus – Apóstolo Paulo.

Sete níveis de autoridade – Quanto mais intimidade, mais autoridade.

Sete níveis de unção – Poder de Deus na sua vida.

Sete níveis de frutos – existem pessoas que frutificam demais, coloca mão Deus abençoa – existem outras que só ficam “patinando” – pouca intimidade pouco fruto, nenhuma intimidade nenhum fruto, muita intimidade muito fruto

Sete níveis de satisfação - Pouca intimidade, pouca satisfação – pessoas muito íntimas são muito satisfeitas e supridas interiormente.

Sete níveis de recompensa e galardão.

Sete níveis de amor – Amor às vezes é perder para o outro ganhar, renúncia, dor – I Co 13, amor é uma caminho – você avança para o nível de intimidade seguinte quando você ama – amar não tem haver com sentimento, amor é prática!

Aprendemos a amar na medida em que respondemos. Estamos sempre diante da oportunidade de amar, mas às vezes você não ama e, então, reprova! Você tem o teste para amar o tempo todo, mas faz o contrário “chuta o pau da barraca” faz o contrário que Jesus faria. Vai repetir tudo, cada vez mais duro!

Aprendemos a amar com as pessoas que Deus coloca em nossos caminhos. Aprendemos com nossos pais, esposa (aprende com 2 tipos de amor: melzinho e o amargo), amigos, discípulos! Deus está colocando neste tempo pessoas ao seu redor através de quem você pode mudar de nível de intimidade e de amor! Você está aprendendo a amar com as pessoas que estão em sua célula – Você tem a célula que você precisa!

Ás vezes aprendemos a amar com a beleza e a doçura de Deus ou com o contrário – situações adversas e dureza! Ninguém cresce somente com “melzinho” se você não passar por algumas situações para moldar sua vida, você nunca vai conseguir enfrentar o mundo lá fora!

Vejamos os sete níveis de intimidade:

1-    Multidão (Mt 9:35-36)

A multidão seguia a Jesus por causa das bênçãos. Procura a Deus para resolver o seu problema, resolveu não precisa mais de Deus! Ama somente a si mesmo, usa Deus para o seu benefício. Na verdade a oração é como um saque, “arranca” as coisas de Deus o mais rápido possível porque não sebe as depois vai está disponível para responder. Não está disposto a pagar nenhum preço e também não tem nenhuma recompensa. Será que esse é o seu nível? Busca e recebe as bênçãos do Senhor, vem a Cristo somente por causa de uma necessidade e permanece ligado a Ele comente por causa das necessidades! Esse é o nível de intimidade mais básico, mais elementar, o mais patético, só enxerga as mãos do Senhor! O pior é que muitos cristãos passam a vida inteira nesse nível – “Vou à igreja senão Deus fica nervoso comigo!” – “pagam” o dízimo, pois para eles é uma dívida!

2-    Os 500 (I Co 15:5-6)

O amor que demonstraram era apenas por uma experiência, poderia ser qualquer coisa mesmo que fosse impessoal e distante! Pessoas que se satisfazem com um “moverzão” lá na igreja, um arrepio, uma “ungida”, uma “chorada”! Somente com isso volta feliz para casa, pessoas que se satisfazem com pouco! Jesus apareceu de uma só vez para esses irmãos em Corinto, eles queriam ao Senhor, mas ficavam satisfeitos com uma experiência muito elementar. Que nível de cristianismo você tem? Somente chorar no encontro não vai fazer muita diferença! Esse nível fala também de amor, o amor que se demonstra é somente por uma experiência (ver anjo, ouvir profecia...). O preço que pessoas desse nível estão dispostos a pagar é de apenas ir à igreja, de melhorar um pouco de vida.

3-    Os 120 (At 1:15)

Vemos aqui 120 pessoas orando insistentemente noite e dia. Muitas vezes queremos algo, mas não estamos dispostos a pagar o preço de busca, de perseverança. Deus trabalha no princípio da medida (pagou preço barato vai ganhar coisa barata). O nível de amor e preço (intimidade) é outro, são aqueles que avançaram do nível de apenas participar de uma reunião de final de semana, desejam mais por isso permanecem na busca. Como recompensa recebem o batismo no Espírito Santo, capacitação para servir ao Senhor. Nesse nível começam a se importar comas outras pessoas, quer ser útil para Deus! Querem algo mais do Senhor, e por causa do seu nível de amor (investimento, renúncia, pagamento de preço).

4-    Os 70 (Lc 10:1,17-20)

Amaram ao nível de obedecer e de fazer as coisas acontecerem, não por amar as vidas necessariamente, mas amam a Deus em um nível em que estão dispostos a servir. Entenderam a necessidade! São pessoas que aceitaram parar as próprias vidas, largaram tudo e vieram “por um tempo” para servir no que fosse necessário! Nós vamos expondo o nosso nível de acordo com disposição que temos em servir ao senhor! Eram discípulos e não apenas membros, aceitaram o encargo de serem enviados. Fala dos líderes de célula, auxiliares, anfitriões, discipuladores  - se dispõe a parar tudo no dia da célula, nas reuniões de discipulado – mas ainda é uma coisa meio limitada, não podemos contar com intensidade que vá além disso. Meus irmãos, Deus não nos violenta em nossa disposição de resposta, Deus respeita. A sua disposição de resposta tem uma conseqüência positiva, porém limitará você caso se recuse a mudar de nível.

5-    Os 12 (Mt 13:10-13)

Esses deixaram tudo! Como se dissessem ao Senhor: “onde o Senhor for eu vou, o que o Senhor mandar fazer eu faço, o preço que o Senhor falar eu estou disposto a pagar,”. Biblicamente falando o Senhor não está exigindo isso de mim e de você hoje, mas Ele quer disposição! Existem pessoas que não suportam esse nível. Não permitem o acesso do Senhor a algumas áreas em suas vidas! Existem coisas que não estão dispostos a entregar. O preço para esse nível é entregar tudo sem restrições! Não precisa ser pastor, não precisa está em tempo integral na obra o que vale é o coração! Eles O seguiram em tudo, eles O serviram em tudo, eles passaram por tudo que Ele passou e, depois receberam os mistérios do Reino, lembre-se que o Senhor ensinava publicamente, porém existam coisas que Ele não ensinava a multidão. Em particular Ele compartilhava somente com os discípulos. Nível de amor e nível de intimidade é igual ao nível de revelação, fruto, experiência, autoridade. Foi para os 12 que Jesus falou “Vos dou autoridade...” não falou para a multidão, não falou para os 500! Autoridade tem um preço de amor e de intimidade!

6-    Os três – Pedro, Tiago e João (Mt 17:1-8; Mt 26:36-38)

É um nível de amor muito alto! É um nível de ir além da crise, de ir fundo em todos os conteúdos interiores. Existem pessoas que estão na igreja para servir, gosta de ofertar, sustenta a obra; Glória a Deus por isso, Deus levanta essas pessoas para dar recursos, que têm amor por isso e Deus dar mais recursos ainda para elas. Existem pessoas que ficam nesse nível, de fazer coisas, de servir, visitar células, carregar cadeiras, faze evento-ponte, de fazer reunião, de resolver problemas! Mas não permite que mexam em seu conteúdo interior, pois elas travam. Não pode falar certas coisas que a pessoa não vai “digerir”, ela trava! Não existiu ninguém mais do que esses três que Jesus tocasse fundo, Jesus tocou no conteúdo interior deles! Lembre-se de Pedro, Jesus não confrontou outro como ele, motivações erradas, inconstante, “fogo de palha”, boca mole, mas ele queria mudar! Pedro precisava ser modificado, ele tinha uma percepção erra dele mesmo, muito além da realidade. Deus vai confrontar você! Não adianta tentar se esconder, não adianta mudar de igreja, nem de cidade Deus vai encontrar você onde você estiver. Qual o nível de amor você está disposto a chegar. Mais uma vez digo esse é nível de ir além das crises! Profundidade genuína só fica quando passa da crise! Quem suporta crise fica! Os que têm sido levantados nessa igreja foram os que passaram as crises, esses têm aliança.
7-    João (Lc 14:25-32)

Esse é um nível ilimitado de amor, não tem reservas, não tem limite! João foi o último a morrer! Ele foi amando Jesus, foi respondendo. Nível mais alto de amor, dava a vida por Jesus se Ele quisesse, não estava preocupado com nenhum tipo de conforto, nem precisava de estímulos emocionais para servir ao Senhor, só queria amar! Finalmente, percebemos que a conclusão da vida de João foram as 3 epístolas e Apocalipse. Qual o tema das epístolas de João? Amor... É um nível de amor completo que tem expressão, ternura, serve, renuncia! Esse é o amor que vai até o final! É o nível mais alto de revelação onde vemos Jesus ditando para ele as 7 cartas do Apocalipse e todo o livro de Apocalipse. A medida de revelação que você tem é diretamente proporcional a medida de amor que você está disposto a praticar por Jesus.

Que tipo de pessoas nós estamos produzindo em nossas células? Essa palavra é para desafiar você a continuar crescendo, porque nível de intimidade fala de nível de fruto, resultado, autoridade e todos os outros já mencionados! Meus irmãos, devemos querer mais, devemos estar insatisfeito com o nível em que estamos. Temos que desejar uma igreja mais intensa, mais avivamento, mais mover de Deus, mais milagres, conversões mais genuínas, líderes de célula dentro da visão! Chega de ser morno, chega de coisa mediana! Nós não vamos muito longe se continuarmos com essa vidinha mediana, com os nossos relacionamentos medianos! Não sei quanto a vocês, mas eu quero muito mais!

Adaptação palavra Pr. Marcelo Almeida

A GERAÇÃO QUE QUER MONTES,
ESQUECEU A SANTIDADE!
(Juízes 4:1-9)

Hoje quero falar da nossa geração, a geração que possui a força... Essa força que motiva o ser humano a lutar, a sonhar, a prosseguir, a acreditar que pode sempre melhorar! Porém, gostaria de destacar a diferença da nossa geração e a geração que trabalhou para que nós estivéssemos aqui! A geração anterior tinha embasamento bíblico, mais temor a Deus, mais pureza e santidade, a geração anterior era menos envolvida com as coisas do mundo.

A nossa geração foi bombardeada, machucada... A nossa geração não sabe direito o que quer... A nossa geração não se sente confortável ouvindo o Pr. Ministrar a palavra por 40 min... A nossa geração quer os cânticos, quer pular, aplaudir, extravasar o seu lado humano... Hoje nós queremos conhecer um Deus de misericórdia, mas não queremos ter um encontro com o Deus do juízo... A nossa geração não quer ninguém tocando nas suas feridas, quer ser aceita o jeito que é!

Mas eu quero chamar atenção hoje e dizer que estamos errados! Nós precisamos retroceder e ver onde nós erramos, onde foi que perdemos aquele respeito pelo que é sagrado, onde deixamos a nossa intimidade com Deus e nos atrelamos a esse novo mover que está aí, onde o crente evangélico é dono do seu nariz e não deve satisfação a ninguém! Onde a libertinagem, a falta de compromisso é tão grande que o crente diz: “se essa igreja não me aceita do jeito que eu sou, basta eu andar uma quarteirão que eu encontro uma que me aceite!”. Vivemos numa geração estressada, onde a pessoa fica inquieta durante o culto e se o pregador e/ou o ministro de louvor não lhe agrada sai reclamando, falando aos “4 ventos”! Meus irmãos o que faz uma pregação poderosa não a entonação mais forte do pregador e nem o jeito que ele está vestido, é a necessidade de quem está escutando a palavra.

No livro de Juízes vemos um grande buraco na fé do povo judaico, 270 anos aprisionados nas mãos do inimigo, parecia que no deserto eles tinham mais intimidade com Deus, pois dependiam Dele! Agora em Canaã eles são donos de si, não respeitam nada do que é sagrado! E então, Deus tirou as Suas mãos de sobre o povo e os inimigos os humilhavam e os aprisionavam até que alguém se levantava, chorava diante de Deus, rasgava seu coração diante Dele e Deus vinha e os livrava.

No capítulo 4 vemos algo diferente... Deus levanta um homem chamado Baraque (filho do relâmpago, homem do trovão), que conduziu o povo para uma liberdade aparentemente fácil... pois se prestarmos atenção o Senhor Deus deu a terra de Canaã por completo, não deu 50% ou 90% nem só os vales ou só os montes!
Baraque conduzindo o povo descobriu os montes e arrebanhou o povo pra lá... pois era muito fácil habitar nos montes, o inimigo não tinha acesso rápido... pois eles poderiam lançar suas flechas e deter o inimigo enquanto subia. Mas, Baraque não sabia que estava descumprindo a ordem de Deus, que havia dito que a terra era toda do povo e não somente os montes! Mas a geração de Baraque acostumou-se com os montes e ignorou os vales... só queriam coisas altas, porque coisas altas falam de revelação, louvor... Deus tinha propósito nos vales, pois se o crente só conhece montes nunca vai crescer espiritualmente... OS VALES FAZEM PARTE DA VIDA DO CRENTE... vale fala de dor, de sermos moldados, de aprendermos da dar respostas certas... CRESCIMENTO!

Aqui podemos falar da nossa geração! A nossa geração só quer montes... a nossa geração só quer música... a nossa geração quer entrar em um culto como esse e ouvir o ministrante falar coisas que acalme e massageie o seu ego... a nossa geração quer que os líderes da igreja passem a mão em suas cabeças e coloquem no colo, querem que ele compactuem com seus pecadinhos escondidos! A nossa geração quer um Deus que lhe dê tudo, suprindo cada necessidade... quer o Deus do ouro e da prata... o Deus casamenteiro... a nossa geração só quer saber de pedir, pedir... e ainda ameaça dizendo: “se a minha igreja não tem pra me dar, vou em outra que possa!”... a nossa geração não quer saber de compromisso, no primeiro problema pula fora do barco (os ratos são os primeiros a abandonar o barco!)... muitos nem querem ser líderes para não ser cobrados!A NOSSA GERAÇÃO SÓ QUER MONTES... música, dançar, pular... isso não traz desconforto! Por isso não vemos milagres constantes em nosso meio, porque não queremos pagar o preço! Não queremos santidade, pois santidade fala de pagar preço, fala de separação, fala de VALES...

As coisas que eu falei (música, dança...) não tem nada de errado, mas não podemos desprezar a palavra, pois é assim que Deus toca profundamente... quando ouvimos  palavra ou lemos é como se estivéssemos com um espelho em nossa frente pois o espelho nos mostra como somos de verdade! A palavra é cortante, vai lá no fundo, nos coloca onde devemos está, no revela quem somos!
Às vezes você pode pular, dançar, chorar, babar e pode muito bem sair do jeito que entrou... Quantos eventos têm acontecido em nossa cidade (Aproxime-se da cruz, o mundo vai acabar em 2012, haves gospel... etc.) e a única coisa que vemos de diferente dos eventos do mundo é o nome... muitos participam quase que toda semana desses eventos... mas não vemos transformação, crescimento... muitos não resistem aos pecadinhos nas faculdades, nas escolas, nos seus trabalhos... muitos não agüentam nem serem chamados de crentes... têm vergonha da carregar a bíblia, mas querem está aqui na frente cantando ou interpretando... a nossa geração não é submissa, não conseguem ouvir seu líder de célula... são independentes, fazem o que querem... vão pra onde querem... A nossa geração não tem referencias... se você perguntar pra alguém com quem gostaria de se parecer... não gosto nem de pensar na resposta (Ex. Altas Horas – com quem você se parece?)! A MINHA GERAÇÃO SÓ QUER MONTES!
Estamos vivendo um tempo de caos onde vemos escândalo atrás de escândalo! As táticas do diabo mudaram... antes ele levava o filho de Deus ao fundo do poço e acabava arrancando-o da igreja, hoje o diabo atua fazendo isso mas com um conselho diferente... “não saia da igreja”... e aí temos uma igreja doente em estado de coma (tem olhos mas não vê, não paralítica mas as pernas não mexem...)! E o pior, buscamos o tratamento errado para a doença... tratamos dengue com AAS... tratamos câncer com paracetamol! CHEGA DE TRATAMENTO ERRADO, CHEGA DE MASSAGEAR O EGO... VAMOS APRENDER A OLHAR QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE!

A minha geração precisa voltar a buscar o reino de Deus e a Sua justiça. Nessa noite, cada pessoa que está aqui, será tocada pelo poder de Deus!... Deus colocará em seu coração a certeza que você vai fazer diferença nessa terra... você será conhecido pela santidade, pela intimidade... será conhecido por atraírem a glória de Deus! Aleluia!

Por isso, chamo atenção! Você que deseja fazer diferença, deseja ter unção, quer ser um líder frutífero, exemplo para outros... comece com compromisso sério... procure separar-se, santificar-se pois é isso que está faltando na nossa geração, SANTIDADE.

A santidade de Deus é o modelo que temos para a nossa vida. A Bíblia diz em 1 Pedro 1:15 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento.”
A santidade de Deus não tolera o pecado. A Bíblia diz em Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.”
Santidade é um dom da graça de Deus. A Bíblia diz em Êxodo 19:5-6 “Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.”
Quanto mais lemos a Palavra de Deus mais santidade adquirimos. A Bíblia diz em João 17:17 “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”

Deus não derrama sua unção por gostar de alguém... você precisa pagar um preço! Temos que nos preocupar com o amanhã, temos que levantar e tomar atitude de descer dos montes! Temos que está preparados para enfrentar a provações, o frio e o calor... temos que sair do montes e andar pelo vale sabendo que sairemos como se nada tivesse acontecido pois o Senhor está conosco! Deus não dará sua unção a uma geração que só pensa em receber e não faz nada pra isso!

AS PROMESSAS DE DEUS IRÃO SE CUMPRIR... SÓ DEPENDE DE VOCÊ! Você está sentado ao lado de futuros pastores, ministros de louvor, futuros missionários... futuros homens e mulheres de Deus que irão sacudir Marabá para honra e glória de Deus! O diabo sabe disso... por isso o ataque feroz! TENHA CONVIÇÃO DISSO! PROCURE A SANTIDADE, TOME UMA ATITUDE, AS COISAS PRECISÃO MUDAR!

Vamos juntos levantar essa geração de pessoas que não querem viver somente nos monte e tem peito para viver também nos vales... uma geração que faça diferença... que mude a realidade de onde estiverem... que resplandeça a glória de Deus... que mude a vida das pessoas que passarem pelo seu caminho... essa geração levantada por Deus pra sacudir o inferno!

Eu quero desafiar você... vamos fazer diferença!... Deus disse “ou quente ou frio”... no exército não há lugar pra covarde, covarde não tem respeito... Vamos juntos clamar a Deus para ter sempre um pastor que nos discipline e corrija... Deus corrige àqueles que ama! Vamos clamar por uma igreja que nos deixe incomodados, que nos surpreenda! VAMOS ACORDAR!

Olhe para suas mãos... não são comuns... “porão as mãos sobre os enfermos e esses serão curados”... “todo lugar que você tocar abençoado será...”. Olhe para o seus pés... “pisarás na cabeça da serpente...”  “onde colocar a planta dos seus pés possuirá”... VOCÊ NÃO É COMUM!

Apesar de ter um rei com 900 carros de ferro no vale, não devemos ter medo! Baraque, o homem do trovão, tinha medo do vale! VAMOS DEIXAR DE SER A GERAÇÃO DOS MONTES!

Deus só precisa de uma pessoa que faça diferença... Se você não quiser, Deus vai levantar outro melhor que você! Se você não se levantar Deus vai buscar alguém na lama e porá para realizar o Seu propósito! Deus levantou uma mulher para repreender Baraque, ela tinha 90 anos! Se você não quiser Deus vai levantar quantas “Deboras” forem preciso... mas o Seu plano vai se cumprir. NÃO SEJA COVARDE, TOME UMA POSIÇÃO, NÃO SEJA ENVERGONHADO!!

Deus vai te usar... declaro que tudo que você rejeitar pelo Senhor hoje, será dado a você muitas vezes mais... Você vai fazer diferença... Deus te deu tudo o que você precisa pra isso, o Espírito Santo está em você... Deus está chamando cada um de vocês à SANTIDADE... VOCÊ QUER ESSA NOITE SE CONSAGRAR AO SENHOR? VOLTAR A SANTIDADE? DESCER DOS MONTES? Então abra o seu coração e declare que sua vida pertence ao Senhor e que a partir de agora você se entregará a cada dia para Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário